Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Norris tenta usar Mônaco para virada no campeonato, mas novidade preocupa

Foi apenas a segunda pole position do ano para o piloto que começou o campeonato como favorito ao título, e não é uma coincidência. Lando Norris vinha tendo muita dificuldade de controlar a McLaren quando o carro está no limite na classificação, e com isso foi complicando seu começo de ano, sendo ultrapassado pelo companheiro Oscar Piastri e vendo Max Verstappen se aproximar.

Mas ele larga na pole em Mônaco dizendo que chegou para a oitava etapa com "uma nova mentalidade" e comemorando o trabalho que tem feito com sua equipe nos bastidores para se preparar melhor para as corridas. Ao mesmo tempo, Piastri salientou que nunca tocou tanto no guard rail em apenas um fim de semana como neste GP, e vai largar só em terceiro, com Charles Leclerc entre os dois. A corrida começa às 10h da manhã, pelo horário de Brasília, e tem ainda Lewis Hamilton em quarto e Max Verstappen em quinto, em um fim de semana em que já era esperado que a Red Bull não estivesse tão forte.

Corrida com nova regra preocupa

O ritmo de corrida de Norris tem sido forte, mas as classificações o deixaram com muito trabalho pela frente aos domingos. Uma pole em um circuito tão difícil de se ultrapassar deveria deixá-lo confiante em uma vitória, mas não desta vez.

Perguntado qual o nível de confiança de 1 a 10, Norris pensou e respondeu: "Quatro". E ele tem um bom motivo para isso: vai estrear neste ano uma regra específica para Mônaco, determinando que todos os pilotos tenham que usar pelo menos três jogos de pneus ao longo da prova. Normalmente, a regra é que todos têm que usar pelo menos dois jogos.

"Eu teria dito um número bem maior se a regra fosse como no ano passado. É algo melhor se você está largando lá atrás do que para a gente na frente."

Leclerc concorda. "Infelizmente, vai ter mais oportunidades para os outros. É difícil saber o que esperar, vamos todos mergulhar no desconhecido. Mais paradas significa mais oportunidades. Mas não acho que vai acontecer nenhuma surpresa nas primeiras posições, provavelmente as surpresas serão mais atrás."

Mais atrás é onde está o brasileiro Gabriel Bortoleto, que larga em 16º. Mas que surpresas seriam essas? Há duas maneiras de usar a estratégia para 'economizar' tempo em uma corrida. Uma delas é tirando o piloto do trânsito para que ele possa explorar o ritmo do carro sozinho enquanto os outros perdem tempo um colado no outro. E outra é aproveitar um período de Safety Car para fazer a parada.

Juntando essas duas maneiras de pensar, dá para imaginar que pilotos que já estão mais trás no pelotão e têm menos a perder possam entrar nos boxes já no início da prova para andar de cara para o vento e depois esperarem o máximo possível para parar de novo, tentando aproveitar um Safety Car.

Quem está na frente tem mais a perder, porque a máxima de Mônaco segue sendo verdade: é quase impossível ultrapassar, então se uma parada fizer o líder voltar no meio do pelotão, é bem possível que ele perca tempo. E a corrida.

Continua após a publicidade

É por isso que Norris não saiu da classificação esbanjando confiança. Mas essa performance em uma volta lançada, em Mônaco, depois de uma sequência de sábados ruins, pode significar uma virada no campeonato para ele.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »