F1: Piastri faz a pole do GP de Imola, em classificação com batidas fortes
Ler resumo da notícia
Oscar Piastri vai largar na pole position do GP da Emilia Romagna após uma disputa eletrizante com Max Verstappen, que vai largar em segundo. E George Russell, que tentou uma estratégia diferente no final, colocou a Mercedes em terceiro.
Com isso, o vice-líder do mundial, Lando Norris, vai largar só em quarto. O brasileiro Gabriel Bortoleto conseguiu passar para o Q2, o que era o objetivo da Sauber em Imola, e vai sair no 14º posto.
A sessão ficou marcada por dois acidentes fortes de Yuki Tsunoda (Red Bull) e de Franco Colapinto, que fazia sua estreia na temporada pela Alpine, e contou ainda com a eliminação das duas Ferrari no Q2 e também do piloto da casa, Andrea Kimi Antonelli.
A sétima etapa do campeonato tem largada às 10h da manhã deste domingo (18), pelo horário de Brasília.
Q1 é marcado por acidentes fortes de Tsunoda
A sessão de classificação disputada na pista de Imola foi marcada ainda por um acidente forte do japonês Yuki Tsunoda, que chegou a capotar sua Red Bull logo nos primeiros minutos. Ele atacou de forma agressiva a zebra na entrada da Villeneuve e perdeu o controle do carro. Tsunoda conseguiu sair sozinho do carro.
Essa batida aqui danificou o painel luminoso que indica bandeiras amarelas, etc.
-- Julianne Cerasoli (@jucerasoli) May 17, 2025
Por isso a demora para reiniciar.
Tsunoda foi para o centro médico, mas saiu sozinho do carro e parece estar bem.#F1 https://t.co/uPA0YmZyQx
Antes disso, Bortoleto tinha feito sua primeira volta rápida e tinha sido mais de três décimos mais rápido que o companheiro Nico Hulkenberg. Ele voltou para a garagem contente com os pneus, que representaram um desafio para os pilotos, na primeira vez que eles usaram o C6, composto mais macio da Pirelli e que estreia nessa temporada.
A segunda volta de ambos foi a primeira vez no fim de semana em que Hulkenberg ficou à frente de Bortoleto, com um décimo de vantagem para o alemão. Os dois estavam com pneus usados, e o brasileiro perdeu tempo nas duas últimas curvas.
Isso se inverteu nas últimas tentativas: Hulkenberg saiu da pista na penúltima curva e Bortoleto passou para o Q2. Ele acabou sendo ajudado pelo acidente de Franco Colapinto, outra batida forte e que causou uma bandeira vermelha justamente quando Bearman terminava uma volta rápida que o colocaria no top 10.
Franco Colapinto suffers a big off as he makes his Formula 1 qualifying return #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/sAEc1kGrcj
-- Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Mesmo com a batida, Colapinto passou para o Q2, e os eliminados foram Liam Lawson, Nico Hulkenberg, Oliver Bearman e Yuki Tsunoda.
Q2 Aston Martin ousa na estratégia e elimina as Ferrari
A decisão sobre quem tinha o direito de fazer o Q2 atrasou o início da sessão, mas Bortoleto ficou com a vaga. O brasileiro não fez uma primeira boa volta, sendo três décimos mais lento do que no Q1. Ele melhorou seu tempo na segunda tentativa, sedo um décimo mais veloz que na primeira parte do treino. Mesmo assim, ele ficou em 14º.
Mas a grande notícia da segunda parte da classificação foi a eliminação dos dois carros da Ferrari e também do piloto da casa, Kimi Antonelli. O italiano da Mercedes vinha tendo dificuldade em tirar o melhor rendimento do carro em uma volta lançada, e as Ferrari sofreram bastante com os freios ao longo do fim de semana, mas a estratégia da Aston Martin fez com que o top 10 ficassem com duas vagas a menos.
Isso porque eles economizaram um jogo de pneus médios, que são mais consistentes que os pneus macios, até mesmo para uma volta lançada, nos treinos livres. E usaram esse jogo para conseguir passar, com os dois carros, para o Q3. Eles estão com um carro bastante atualizado neste fim de semana e, com isso, saíram das últimas posições em Miami para o top 10.
Q3 Mercedes copia estratégia da Aston e Piastri bate Verstappen
O rendimento das Aston Martin com os médios fez com que a Mercedes também arriscasse nos segundos finais, com George Russell apostando nos médios mesmo sabendo que terá que largar com este mesmo jogo no domingo. A estratégia deu certo e ele conseguiu o terceiro lugar em uma pista na qual a Mercedes não esteve muito bem ao longo do final de semana.
Russell ficou a pouco mais de um décimo da luta pela pole, que ficou entre Oscar Piastri e Max Verstappen. Desta vez, a vantagem ficou com o australiano, que conseguiu uma vitória importante pois é difícil ultrapassar na pista de Imola. Isso, mesmo pegando trânsito na última parte de sua volta.
Lando Norris não passou da quarta colocação, e Fernando Alonso conseguiu o quinto lugar mesmo usando um pneu médio usado para sua última tentativa.
Confira o grid de largada para o GP da Emilia Romagna
1º Oscar Piastri (AUS/McLaren)
2º Max Verstappen (HOL/Red Bull)
3º George Russell (ING/Mercedes)
4º Lando Norris (ING/McLaren)
5º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
6º Carlos Sainz (ESP/Williams)
7º Alexander Albon (TAI/Williams)
8º Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
9º Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls)
10º Pierre Gasly (FRA/Alpine)
11º Charles Leclerc (MON/Ferrari)
12º Lewis Hamilton (ING/Ferrari)
13º Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
14º Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber)
15º Liam Lawson (NZE/Racing Bulls)
16º Franco Colapinto (ARG/Alpine) - punido por infração no pitlane
17º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
18º Esteban Ocon (FRA/Haas)
19º Oliver Bearman (ING/Haas)
20º Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.