Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Liga mais apertada do topo europeu decide campeão hoje (ou terá jogo extra)

Napoli e Inter de Milão decidem hoje quem será o vencedor do campeonato nacional mais equilibrado da elite europeia nesta temporada.

Enquanto Inglaterra, Espanha, Alemanha e França, as outras ligas consideradas de primeiro escalão do Velho Continente, já conhecem seus campeões de 2024/25 há um bom tempo, na Itália a disputa se arrastou até a última rodada.

Ganhadores da Serie A em 2022/23, os napolitanos chegam à hora da verdade em vantagem sobre os atuais detentores do scudetto e finalistas da Liga dos Campeões tanto na classificação quanto na tabela de jogos.

O time dirigido por Antonio Conte é quem ocupa a liderança até o momento. Com 79 pontos, tem um a mais que a Inter. Ou seja, é o único que depende das suas próprias forças para ser campeão.

Além disso, o Napoli joga em casa na última rodada, diferente da outra candidata ao título. Enquanto recebe o Cagliari, verá a equipe de Simone Inzaghi encarar como visitante o Como, uma das sensações dos últimos meses na Itália -perdeu pela última vez no dia 15 de março.

Como manda o bom senso, as duas partidas serão simultâneas, a partir das 15h45 (horário de Brasília), e abrirão a última rodada do Italiano, que será completada ao longo do fim de semana.

Pode até pintar um jogo extra

Existe até uma chance de o campeão italiano não ser conhecido nesta tarde/noite.

Desde a temporada 2022/23, o regulamento da Serie A prevê uma partida extra valendo o título caso os dois primeiros colocados da competição terminem com a mesma pontuação.

Continua após a publicidade

Essa cláusula nunca precisou ser usada, mas este ano é diferente. Caso o Napoli perca sua partida de hoje e a Inter de Milão fique no empate contra o Como, ambos fecharão o campeonato com 79 pontos. E aí, teremos um desempate em 90 minutos para definir o novo detentor do título.

O que mais está em jogo?

Além da briga entre Napoli e Inter de Milão pelo scudetto, a última rodada do Italiano tem mais algumas disputas abertas tanto na parte de cima quanto lá na rabeira da tabela.

Juventus (67), Roma (66) e Lazio (65) são os candidatos a terminar a temporada na quarta colocação e fazer companhia a Napoli, Inter e Atalanta na próxima Champions -existe ainda a chance de a Itália ganhar um quinto representante na competição, mas isso será definido só na próxima semana, após o encerramento da Serie A.

A briga contra o rebaixamento também está em aberto. Por enquanto, apenas o Monza já sabe que disputará a segunda divisão em 2025/26. Veneza (29), Empoli (31), Lecce (31), Parma (33) e Hellas Verona (34) continuam ameaçados de ficar com os dois passaportes restantes para o descenso.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »