Raphinha faz dobradinha e é maior garçom brasileiro na Europa; veja top 10
Ler resumo da notícia

Raphinha não se contentou em ser "apenas" o artilheiro brasileiro da temporada no futebol europeu. O camisa 11 do Barcelona irá terminar 2024/25 também como o principal "garçom" do país nos gramados do Velho Continente.
Vivendo o melhor momento da carreira, o meia-atacante distribuiu 25 passes para gol ao longo de 56 partidas da equipe catalã nos últimos dez meses.
Esse é, de longe, o maior número de assistências já distribuídas por Raphinha em um único ano. Como comparação, na temporada anterior, o brasileiro havia presenteado seus companheiros de Barça 13 vezes... e esse era seu recorde pessoal.
O novo astro culé é o único brasileiro que ultrapassou a marca de 20 passes decisivos em 2024/25. Igor Paixão, ex-Coritiba que hoje joga no Feyenoord, da Holanda, ficou quase e entregou 19 gols para parceiros.
Classificação e jogos
Quem completa o pódio dos grandes "garçons" brasileiros da temporada é Vinícius Júnior. O vencedor da última eleição de melhor jogador do mundo organizada pela Fifa deu 16 assistências em jogos do Real Madrid.
O top 10 dos jogadores do país pentacampeão mundial que mais presentearam seus companheiros no atual ciclo conta ainda com outros nomes conhecidos, como o lateral direito Rodinei (ex-Flamengo e atualmente no grego Olympiacos) e Savinho, atacante que está encerrando seu primeiro ano pelo Manchester City.
O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais da Europa, de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, República Tcheca, Turquia, Noruega, Grécia, Áustria, Escócia, Polônia, Dinamarca, Suíça, Israel e Chipre), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra contra os ucranianos.
Melhores da temporada
O "Blog do Rafael Reis" publica desde ontem e até a sexta-feira da próxima semana reportagens, rankings e análises mostrando o que de melhor aconteceu no futebol europeu ao longo de 2024/25.
A temporada tradicional de clubes tem uma espécie de ponto final no dia 31 de maio, com a decisão da Liga dos Campeões, entre Inter e PSG, no Allianz Parque, em Munique (ALE).
Após a decisão da Champions, será a vez da novidade do ano: a edição inaugural do Super Mundial de Clubes, que será disputada por 32 equipes de todos os continentes, entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
'Garçons' brasileiros na temporada 2024/25
1 - Raphinha (Barcelona-ESP): 25 assistências
2 - Igor Paixão (Feyenoord-HOL): 19 assistências
3 - Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 16 assistências
4 - Bitello (Dínamo Moscou-RUS): 14 assistências
5 - Rodinei (Olympiacos-GRE): 13 assistências
Wendel (Zenit São Petersburgo-RUS): 13 assistências
7 - Savinho (Manchester City-ING): 12 assistências
8 - Jajá (Pafos-CHP): 11 assistências
9 - Gabriel Sara (Galatasaray-TUR): 10 assistências
Jairo (Pafos-CHP): 10 assistências
Luis Henrique (Olympique de Marselha-FRA): 10 assistências
Rodrygo (Real Madrid-ESP): 10 assistências
Rômulo (Goztepe-TUR): 10 assistências
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.