Misturar whey protein com leite ou água? Entenda o que é melhor

Suplemento feito da proteína do soro do leite, o whey protein é muito usado por quem pratica atividade física e quer acelerar o ganho de massa muscular ao complementar a ingestão de proteínas diárias.

Uma das formas mais utilizadas de consumo é misturar o pó do whey na água ou no leite. Mas será que tem alguma diferença?

Antes de responder é importante entender que existem três tipos de whey:

Concentrado: é o que tem entre 70% e 80% de proteínas. Em geral, contém lactose e gordura. O soro do leite passa apenas por uma filtragem e conserva carboidratos, minerais e gorduras do leite. O processo de digestão e absorção da proteína também é mais demorado do que o dos outros tipos de whey.

Isolado: apresenta cerca de 90% de proteínas e contém menos lactose, gordura e minerais. É obtido por técnicas rígidas de extração e filtragem, o que faz com que seja uma proteína praticamente "pura".

Hidrolisado: oferece as proteínas pré-digeridas para serem absorvidas mais rápido pelo corpo. É uma versão isolada do whey que passou por um processo de quebra dos aminoácidos, facilitando a digestão e absorção dessas substâncias pelo organismo.

Misturar o whey concentrado, que contém menos proteínas que os outros, com leite pode ser vantajoso para quem quer ganhar músculos. Isso porque essa combinação aumenta ainda mais a quantidade de proteína na bebida, já que o leite também é um alimento proteico.

Apesar de essa mistura adicionar calorias ao suplemento, pessoas que querem emagrecer não precisam consumir o produto somente com água. O whey também pode ser misturado com leite nesses casos, desde que a quantidade da bebida seja ajustada para evitar um excesso calórico. O cálcio, inclusive, é um nutriente que pode auxiliar no controle do peso.

Mas se você é intolerante à lactose ou toma whey hidrolisado —versão indicada para pessoas que possuem algum problema gastrointestinal, como quem já passou por cirurgia bariátrica—, o leite talvez não seja a escolha ideal para preparar o suplemento.

Continua após a publicidade

A caseína, uma proteína do leite, tem uma absorção lenta, enquanto o whey protein hidrolisado tem uma digestibilidade mais acelerada, então essa mistura pode causar algum desconforto gastrointestinal. É melhor tomar whey hidrolisado com leite vegetal, água de coco ou suco, por exemplo.

Pode esquentar o whey?

Também é comum encontrar na internet receitas com whey que precisam ser aquecidas. É o caso do mingau de aveia proteico, que além do cereal e do suplemento, geralmente leva leite, pasta de amendoim, uma fruta (como banana) e canela.

A mistura é feita em fogo baixo e é uma boa opção especialmente para idosos que consomem o suplemento e têm problemas de mastigação. No entanto, acrescente o whey somente no final da receita, depois que o mingau já tiver saído da panela. O suplemento aquecido não perde a quantidade de proteína, mas perde as características antioxidantes e anti-inflamatórias, que são sensíveis ao calor a partir de 55ºC.

*Com informações de reportagens publicadas em 10/08/2023 e 22/01/2025

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »