Vitamina D está em baixa? Veja quais alimentos contêm o micronutriente

Ler resumo da notícia
A vitamina D é um complexo de cinco formas (D1, D2, D3, D4 e D5), sendo a D3 uma das fontes mais importantes para o funcionamento adequado do organismo. Cerca de 80 a 90% da vitamina D3 que circula no corpo é produzida na exposição direta ao sol —a sua formação é desencadeada quando a pele absorve os raios ultravioletas do tipo B (UVB). O restante é proveniente de alimentos e suplementos, este último, claro, recomendado por um profissional de saúde.
A vitamina D3 tem várias funções relevantes, em especial a capacidade de aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, com interferência direta no metabolismo e na saúde óssea de maneira geral. Sem ela, só 10 a 15% do cálcio ingerido é absorvido. A substância também é muito importante para o funcionamento adequado do sistema imunológico e da função muscular.
O nutriente atua ainda no pâncreas (órgão responsável pela produção de insulina), reduzindo o risco de diabetes; contribui no combate de doenças autoimunes; participa do controle de morte celular, auxiliando na prevenção a alguns tipos de câncer, como de mama e próstata; ajuda na diminuição e redução e controle da pressão arterial, melhorando a parte cardiovascular.
Alimentos que contêm vitamina D3
Entre as fontes alimentares da vitamina D3 estão:
Salmão
Sardinha
Atum
Óleo de fígado de bacalhau
Gema de ovo
Cogumelos (frescos e secos)
Leite e derivados
Para ter as quantidades ideais da substância, é importante manter uma alimentação saudável e balanceada, tendo exposição solar de 15 a 20 minutos por dia e em horários adequados para estimular sua síntese. Além disso, a priorização dos alimentos citados pode beneficiar o nível dessa vitamina.
Deficiência de vitamina D3 traz riscos à saúde
A deficiência da vitamina causa:
Gripes e resfriados frequentes
Quando houver suspeita, o indicado é procurar um médico, para que ele peça um exame para detectar a quantidade no corpo e avalie se é necessária uma suplementação.
*Com informações de reportagem publicada em 29/03/2022
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.