Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Orgulhosa por 'Flow', Letônia enche ruas de gatos; e estátua de Fernanda?

A Letônia é um país pequeno e pouco lembrado quando se pensa em Europa. Porém, um filme e um gato estão colocando o país em evidência. A animação "Flow", cujo protagonista é um gato que tenta sobreviver a uma imensa inundação, virou a grande surpresa nas indicações internacionais de cinema.

Longe das cifras milionárias de Hollywood, o filme do diretor Gints Zilbalodis vem acumulando prêmios, vencendo produções muito mais caras da Pixar e Disney. O sucesso despertou o orgulho do país, que adotou o gato como um garoto propaganda do país, incluindo na sua mais recente versão pública em forma de uma estátua.

O gato do filme Flow em cima do letreiro da cidade de Riga, na Letônia
O gato do filme Flow em cima do letreiro da cidade de Riga, na Letônia Imagem: Reprodução redes sociais

Coube ao escultor Kristaps Andersons a tarefa de criar a versão física do protagonista de Flow. A estátua está estrategicamente posicionada sobre a letra A do letreiro da cidade, onde os turistas já paravam antes para tirar fotos. E ainda mais simbólico, bem em frente ao Monumento da Liberdade, talvez a arte pública mais importante e icônica de Riga. Até o momento, claro.

Este não é o único felino da arte urbana da cidade. No edifício chamado Cat House há duas pequenas esculturas de gatos no telhado. Os animais ainda podem ser vistos em fachadas de edifícios, detalhes de janelas e telhados. O departamento de turismo local, claro, já está explorando esses pontos como uma caça ao gato inspirada no filme.

Para alívio dos puristas da cidade, o gato sairá do letreiro no dia 1º de abril, quando será transferido para a Praça da Câmara Municipal, onde deve ficar até o final do ano. Até lá, já saberemos se Flow venceu o prêmio mais falado do cinema mundial, o Oscar.

Graffiti com Fernanda Torres pela visão do artista Filipe Harp
Graffiti com Fernanda Torres pela visão do artista Filipe Harp Imagem: Reprodução redes sociais

É difícil não torcer por um filme como esse e espero que o prêmio de melhor animação vá para a Letônia. O problema é que Flow concorre em outra categoria também, a de filme estrangeiro. O gato simpático que me perdoe, mas hoje, a torcida está para "Ainda Estou Aqui".

Podemos não ter —ainda— uma escultura de Fernanda Torres, mas temos um belo grafite nas ruas de Porto Alegre feito por Filipe Harp.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »