Leila some em eleição da CBF, entre IDP de Gilmar Mendes X clubes do Brasil
Ler resumo da notícia

"Eu sou sócio do IDP."
A frase é do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, e foi dita ao UOL na quinta-feira, durante entrevista ao programa Poder e Mercado, do Canal UOL. O IDP é o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, que assinou parceria com a CBF Academy durante a gestão de Ednaldo Rodrigues.
Nas últimas horas, nas conversas com presidentes de federações e clubes, os comentários gerais são de que ou o candidato Samir Xaud, da Federação de Roraima, ganha as eleições para a presidência da CBF, ou o recurso de Ednaldo Rodrigues para retornar ao cargo será aceito.
Os debatem hoje giram em torno de Samir Xaud, Ednaldo Rodrigues ou uma terceira via que atenda à vontade do IDP. Não é uma certeza, mas as paredes dos gabinetes da CBF e dos clubes repetem isto insistentemente, crença absoluta no poder que vem de Brasília.
Samir Xaud deve disputar as eleições com Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, que lançou sua candidatura na manhã deste sábado em reunião com os clubes. Dos 40 participantes das Séries A e B, 32 apoiam Reinaldo Carneiro Bastos.
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, sumiu. Não entrou na conferência de vídeo da Libra para apoiar ou manifestar outra opinião à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos. O Palmeiras está em cima do muro. Leila é conhecida por sua firmeza em defesa dos movimentos anti racistas e pela participação feminina no futebol. Não se manifestou, nem para dizer que precisa de tempo para pensar.
Leila já foi palestrante para calouros do IDP: "preparem-se porque o mundo é difícil, mas quando sabemos enfrentar as adversidades ficamos muito maiores", disse a dirigente alviverde em vídeo da semana de integração do instituto.
Presidentes de clubes têm temor de que processos de suas empresas cheguem ao Supremo Tribunal Federal. É outro comentário entre os presidentes tanto dos times das Séries A e B, quanto das federações.
Três depoimentos de dirigentes de clubes presentes à reunião da Liga Forte União relataram que o representante do Botafogo afirmou ter se aproximado muito de Brasília depois de denúncias de John Textor sobre manipulação de resultados. O Botafogo não se juntou ao movimento dos clubes.
O Vasco também não. Há sempre a lembrança de que há uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para devolver o controle da SAF à diretoria vascaína e retirá-lo da 777 Partners. O TJ-RJ que determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência.
Está clara a razão do afastamento de Ednaldo. O TJ-RJ entendeu haver falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes no documento de homologação do acordo que permitiu validar a eleição de 2022. Se há fraude, o ex-presidente tem de cair. E haver novas eleições, justas.
Neste momento, 32 clubes são a favor de Reinaldo Carneiro Bastos, o que representa 48 votos. Samir Xaud precisa de cinco assinaturas para consolidar sua candidatura. Há Botafogo, Vasco, Grêmio e Athletic propensos a fazer isto. O Palmeiras está em cima do muro.
Samiraud tem apoio de 19 federações, equivalentes a 57 votos. As demais oito federações e oito clubes podem definir o resultado para um lado ou outro. Isto sem considerar a hipótese de recondução de Ednaldo Rodrigues, se o STF validar o recurso do ex-presidente, que assinou a parceria do IDP com a CBF Academy.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.