Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Na mira do Cruzeiro, São Paulo está 'otimista' para manter Lucas Ferreira

Um dos principais destaques do São Paulo vindos de Cotia, Lucas Ferreira tem cavado cada vez mais seu espaço na equipe principal do Tricolor.

Após o título da Copinha em 2025, o atacante foi um dos atletas promovidos por Luis Zubeldía. O jovem de 19 anos, no entanto, ainda não teve o contrato renovado e, por isso, tem salário e multa rescisória condizentes com sua época na base.

Tal fato fez com que alguns clubes demonstrassem interesse em pagar o valor da multa, que gira em torno de R$ 40 milhões para times do futebol brasileiro, como Cruzeiro, Red Bull Bragantino e Bahia. O São Paulo, contudo, trabalha para renovar o contrato do atleta e aumentar o valor, como detalhou o diretor de futebol Carlos Belmonte em entrevista ao Zona Mista do Hernan, programa do Canal UOL.

As conversas estão em muito bom tom, estamos falando com os agentes do atleta, fizemos uma proposta e eles devem trazer uma contraproposta em breve. Eu tenho convicção que as coisas vão andar bem, o Ferreira é um menino formado aqui e tem muito respeito ao São Paulo. O mercado é o mercado, mas nós temos, nesse momento, uma relação que caminha bem com os agentes e com o atleta. A gente tem a expectativa que resolva isso ao longo das próximas semanas.
Carlos Belmonte ao Zona Mista

A história que Ferreira tem na base do São Paulo e a perspectiva de escrever mais capítulos na equipe profissional são pontos que Belmonte destaca para acreditar na permanência do jogador.

Há uma multa, então a gente tem que trabalhar a outra ponta. Se algum time quiser depositar a multa, pode fazer isso e eu não tenho controle. O que eu tenho controle maior é no relacionamento com o agente e com o atleta, e isso é algo que está muito bem encaminhado. [...] Eu estou otimista com a renovação.
Carlos Belmonte

Rivais com maior poder aquisitivo

Os clubes brasileiros têm aumentado seu poder de compra e gastado cada vez mais em contratações, seja em promessas ou para trazer jogadores consolidados que estão no exterior.

O episódio de Lucas Ferreira liga um alerta para o São Paulo em próximos casos com jovens que se destacam vindos da base. Belmonte acredita que o modelo de contratos das promessas devem mudar, de maneira que proteja o clube de perder talentos para rivais diretos.

Continua após a publicidade

Talvez a gente tenha que mudar um pouco a plataforma de chegada do atleta aqui, sempre sabendo que isso é um risco. Os meninos chegam aqui e têm patamares de salário, quanto ganham na base, quanto ganham na transição e quanto ganham quando ficam aqui definitivamente. Acho que dentro do quadro atual, vamos ter que mudar um pouco isso, elevando os salários já quando eles chegam aqui para deixar a multa maior e dar mais tranquilidade nesse início de processo.
Carlos Belmonte

Claro que acabamos correndo mais risco porque, eventualmente, como vamos aumentar o salário de entrada, se o menino não der certo, vamos ter um contrato com um jogador que não está jogando e tem um salário maior, mas faz parte do negócio.
Carlos Belmonte

O Zona Mista do Hernan com Carlos Belmonte vai ao ar na próxima quarta-feira no canal do UOL Esporte no YouTube.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »