Vinícola brasileira traz carta de vinhos em homenagem à cultura iorubá

Ler resumo da notícia
O Brasil conta hoje com mais de mil vinícolas espalhadas por quase todo o país. Só a região Sul concentra cerca de 90% da produção nacional. Segundo o governo do RS, há uma expectativa de safra de mais de 700 mil toneladas de uva em 2025, produzidas por cerca de 15 mil famílias. Pela primeira vez na história, entre estas famílias, está o economista Michael Scott Carter, um homem negro, idealizador da vinícola que leva seu nome.
Carter é nascido em Chicago, nos Estados Unidos, e escolheu estas terras brasileiras porque decidiu empreender em uma viticultura bem especial: por meio dos vinhos, ele busca uma união entre a cultura brasileira e a africana.
São 4 tipos de vinhos (branco, tinto, rosé e reserva) que trazem nomes em iorubá, idioma falado em alguns países da África, como Nigéria e Benin. Todos iniciam com a palavra Ilé, que significa "casa", em iorubá. O vinho branco, chamado Ilé Amo, faz referência ao solo brasileiro e suas flores e frutos. O rosé é o Ilé Amogo, que evoca a ideia de prosperidade, representando a intensidade das frutas vermelhas. E o tinto é o Ilé Amora, que faz referência ao amor e à paixão.
"Eu queria criar um vinho que contasse a história inteira do Brasil e expressasse a história das Américas de muitas formas. E o foco está na terra, que é onde tudo começa e onde tudo termina", diz Carter. Ele reforça a importância de estimular que outros profissionais negros entrem no setor, promovendo o aumento do consumo e do conhecimento desta parcela da população sobre os vinhos.
A vinícola, que iniciou sua produção no ano passado e leva o nome de seu fundador, fica localizada em Monte Belo do Sul, vizinha à famosa Bento Gonçalves, região montanhosa, onde há outros pequenos produtores.
Toda sua atuação é pautada pela sustentabilidade: as garrafas de vidro são recicláveis, os rótulos e as caixas de papelão são de papel certificado FSC (selo que garante produtos provenientes de florestas bem manejadas) e as rolhas são naturais (de cortiça, material natural extraído da casca de árvores). Carter planeja, para os próximos meses, lançar seu primeiro espumante e uma linha de sucos de uva.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.