Mariana Sgarioni

Mariana Sgarioni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Empresa alemã fabrica bicicleta de plástico descartado nos oceanos

A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, formando ilhas de lixo maiores que países inteiros, contaminando as águas, e, sim, ameaçando a vida no planeta. Para limpar a sujeirada é preciso de uma força-tarefa e ideias do que fazer com todo este plástico são sempre bem-vindas.

A igus, empresa alemã de polímeros de alto desempenho para movimentação, criou uma bicicleta composta por mais de 50% de plástico reciclado a partir do descarte nos oceanos. Metade do material das rodas e do quadro são feitos com redes de pesca reutilizadas.

Para esta fabricação, a empresa firmou parcerias com organizações de coleta e de pesca. Ao chegarem na fábrica, os resíduos são lavados e triturados antes de serem reciclados mecanicamente. Esse processo gera grânulos 100%
reciclados que serão parte do quadro, rodas e guidões da bicicleta.

"A igus:bike foi projetada para ser totalmente livre de lubrificação, reduzindo o impacto ambiental ao eliminar a necessidade de óleos e graxas. No momento, apenas os freios e algumas peças de conexão ainda são feitos de metal. Mas também estamos trabalhando para substituí-los por plástico de alto desempenho e longa duração. Além disso, não pintamos nossas bicicletas, pois isso dificulta a reciclagem", explica Sven Terhardt, Head de Produto e Vendas da igus:bike.

Segundo ele, os principais resíduos plásticos coletados dos oceanos são redes de pesca descartadas, garrafas PET, embalagens e microplásticos industriais. Esses materiais podem ser reciclados e transformados em polímeros de engenharia utilizados na produção de componentes da bicicleta, como o quadro, as rodas e o garfo.

A empresa produziu o primeiro lote de cem bicicletas sustentáveis no ano passado e as magrelas estão apenas na Europa - por enquanto. A empresa tem planos de ampliação da produção. A igus é uma empresa global com sede na Alemanha e fábricas em vários países, incluindo EUA, China e Brasil. Seu faturamento anual ultrapassa 1 bilhão de euros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »