Após 15 anos sem novos parques, Disney chegará pela 1ª vez ao Oriente Médio

O grupo Disney revelou hoje o desenvolvimento de um novo resort em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A data de inauguração do complexo ainda não foi revelada.
O que aconteceu
O sétimo resort do grupo será construído na ilha de Yas em conjunto com a empresa local Miral. Em comunicado oficial, a Disney declarou que o novo empreendimento será construído à beira-mar e tem como objetivo ampliar o alcance global da companhia, atraindo principalmente turistas do Oriente Médio, da África, da Índia e da Europa.
A ilha de Yas fica a 20 minutos de carro do centro de Abu Dhabi e a 50 minutos de Dubai. "Os Emirados Árabes Unidos estão localizados a quatro horas de voo de um terço da população mundial, o que os torna uma importante porta de entrada para o turismo", explica o documento.
Além de um parque temático, o complexo terá outros estabelecimentos temáticos. Hotéis, restaurantes e lojas também estarão à disposição dos visitantes. De acordo com a rede norte-americana CNN, o resort pode ser inaugurado no "início da década de 2030". A data de abertura, no entanto, não foi oficializada pela Disney.
Segundo o comunicado, o novo parque combinará os elementos clássicos da Disney com a excentricidade de Abu Dhabi. "[O resort irá conciliar] as histórias e os personagens icônicos da Disney à cultura vibrante de Abu Dhabi, à sua impressionante costa e imponente arquitetura", explicou a empresa. "O Disneyland Abu Dhabi será genuinamente Disney e distintamente emiradense", disse o comunicado, prometendo "um oásis extraordinário de entretenimento Disney nesta encruzilhada do mundo".
De acordo com o presidente da Disney Experiences, Josh D'Amaro, o novo resort será o destino mais avançado e interativo da empresa. Segundo o comunicado, o futuro complexo será financiado, construído e operado pelo grupo Miral. No entanto, a Disney garantiu que irá supervisionar todas as atividades no local.
A Disney e seus lendários Imagineers [criadores e desenvolvedores das experiências Disney] liderarão o design criativo e a supervisão operacional para proporcionar uma experiência de classe mundial. A Miral, que desenvolveu diversos destinos de entretenimento familiar [...] irá operar o resort Trecho do documento oficial publicado pela Disney
Assista ao anúncio abaixo (em inglês):
A revelação do novo complexo acontece junto à divulgação de um grande aumento na receita trimestral do grupo. A companhia divulgou que tanto o streaming Disney+ quanto os segmento de experiências, que inclui parques temáticos e produtos de consumo, registraram um lucro acima do esperado entre janeiro e março deste ano. Enquanto a plataforma de streaming alcançou 126 milhões de assinantes —1,4 milhão acima do trimestre anterior -, a receita das chamadas experiências registrou um salto para US$ 8,9 bilhões (pouco mais de R$ 51 bilhões, conforme cotação atual).
A Disney não anunciava um novo parque temático ou resort desde a divulgação da Disneylândia de Xangai, em 2010. À CNN, D'Amaro revelou que o projeto da Disneylândia Abu Dhabi está em discussão há cerca de uma década.
O resort em Abu Dhabi será o sétimo parque temático da Disney, que abriu o primeiro na Califórnia (EUA) em 1955. Os outros complexos ficam na Flórida (também nos EUA), Tóquio (Japão), Paris (França), Hong Kong e Xangai (território autônomo e cidade na China, respectivamente).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.