Há pouco mais de uma semana, após ser superado no UFC 315, José Aldo anunciou sua aposentadoria. Dias depois do evento, entretanto, o veterano deixou seus fãs confusos ao deixar abertas as portas para um eventual retorno em uma publicação em suas redes sociais. A incerteza sobre o assunto foi devidamente encerrada pelo próprio no último sábado (17). Durante uma coletiva de imprensa promovida no Rio de Janeiro, o 'Campeão do Povo' bateu o martelo e oficializou o fim de sua carreira como lutador profissional.
Em uma cerimônia que contou com a presença de nomes importantes em sua trajetória, como Dedé Pederneiras e Thales Leites, Aldo destacou que sua volta à ativa em 2024 foi com o intuito de voltar a conquistar o cinturão do UFC. Tal objetivo, entretanto, se tornou inviável com os recentes tropeços dentro do octógono. Desta forma, sem uma meta e confortável do ponto de vista financeiro, o 'Rei do Rio' optou por pendurar as luvas em definitivo.
"Não, não me vejo mais lutando. Quando voltei (ao UFC em 2024), não foi por dinheiro, foi por um propósito que tinha, um chamado. Eu tentei cumprir isso e não deu certo. Dei meu máximo e fiquei feliz por tudo que conquistei. Não há luta que me faria voltar. Colocar o quimono, fazer sparring, só daqui a uns cinco anos. Graças a Deus eu terei quase 50 anos daqui a cinco anos, então não tem possibilidade de lutar. Me vejo treinando para ajudar meus amigos. Mas colocar um quimono ou algo assim para lutar, nunca mais", frisou Aldo, de acordo com o site 'MMA Fighting'.
Missão cumprida
Considerado por muitos o maior peso-pena (66 kg) de todos os tempos e membro do Hall da Fama do UFC, Aldo possui um currículo que fala por si só. Sua trajetória vitoriosa, inclusive, foi um dos fatores que o motivaram a pendurar as luvas sem peso na consciência. Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), o brasileiro compartilhou registros da coletiva promovida no Rio de Janeiro e reforçou a mensagem de que, de fato, colocou um ponto final em sua carreira nos esportes de combate.
"O cage sempre foi meu lugar. A luta, minha vida. Hoje, encerro esse ciclo com a alma em paz. Não volto porque já cumpri meu propósito - com sangue, suor, disciplina e honra. Foram anos totalmente focado e dedicado a isso. Agora é tempo de viver e aproveitar ao lado da minha família, ajudar quem está começando e inspirar além do octógono. Obrigado a quem caminhou comigo. Feliz por tudo que alcancei!", destacou o manauara, em sua conta oficial do Instagram.
Histórico no MMA
Aos 38 anos de idade, José Aldo encerra sua carreira no MMA profissional com um cartel de 32 vitórias e dez derrotas. Durante seu auge, o brasileiro dominou a divisão dos penas (66 kg), da qual foi campeão do WEC e do UFC, neste evento em duas ocasiões. O manauara, que ficou conhecido pelos apelidos de 'Campeão do Povo' e 'Rei do Rio', também foi induzido ao Hall da Fama do Ultimate, em 2023, quando ainda estava afastado dos octógonos após anunciar sua aposentadoria pela primeira vez.
Ver essa foto no Instagram
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.