Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Com Abel, Palmeiras beira a perfeição em fases de grupos da Libertadores

O Palmeiras está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores da América e já até assegurou a primeira colocação da sua chave. Mas isso não significa que sua missão na fase de grupos esteja encerrada.

Além da possibilidade de ter a melhor campanha de toda a etapa classificatória da competição e assim ganhar o direito de fazer o segundo jogo em casa em todos os mata-matas até as semifinais, a equipe alviverde tem um compromisso com a sua história nos confrontos contra Bolívar, nesta noite, e Sporting Cristal, na próxima semana.

Afinal, desde que passou a ser comandado por Abel Ferreira, o time brasileiro se transformou no rei da fase classificatória da Libertadores, com campanhas que beiram a perfeição.

Em todas as cinco edições do torneio interclubes número um do futebol sul-americano em que foi dirigido desde o início pelo treinador português, o Palmeiras passou para os mata-matas decisivos como melhor time do seu grupo.

Mais que isso: a equipe de Abel sempre teve uma das três melhores campanhas na soma de todas as chaves. Em 2022 e 2023, foi a líder geral do ranking da fase classificatória. Já em 2021, ficou na segunda posição geral. E, na temporada passada, em terceiro lugar.

Desde a contratação do treinador português, o Palmeiras já foi a campo 28 vezes pela fase de grupos da Libertadores e conquistou nada menos que 24 vitórias. Seu aproveitamento no período é de incríveis 88,1% dos pontos disputados, o mais alto dentre todos os clubes sul-americanos (e com folga).

Com Abel, o Palmeiras só perdeu duas partidas até hoje nessa etapa classificatória. Curiosamente, uma dessas derrotas aconteceu justamente contra o adversário de hoje: um 3 a 1 na primeira rodada de 2023, com escalação reserva (os titulares foram poupados para a final do Campeonato Paulista) e na temida altitude de La Paz.

O outro tropeço aconteceu na penúltima rodada de 2021. Com classificação antecipada para as oitavas já conquistada, o time alviverde levou 4 a 3 do Defensa y Justicia, dentro do Allianz Parque.

Recorde à vista

Vencedor das últimas seis edições da Libertadores (Flamengo foi campeão em 2019 e 2022, Palmeiras venceu em 2020 e 2021, Fluminense levantou o troféu em 2023 e o Botafogo ganhou no ano passado), o Brasil pode nesta temporada igualar o recorde histórico de títulos da Argentina.

Continua após a publicidade

A terra de Lionel Messi faturou a taça mais cobiçada do futebol sul-americano em 25 oportunidades, a última com o River Plate, lá em 2018. Desde então, só deu Brasil, que iniciou a série com 18 conquistas e agora já tem 24.

A final da Libertadores-2025 já tem data (29 de novembro) e cidade-sede definidas. O jogo que definirá o próximo campeão sul-americano será disputado em Lima, capital do Peru, provavelmente no estádio Monumental U, o maior da cidade.

Fases de grupos de Abel

Libertadores-2021: 15 pontos (5 vitórias e 1 derrota), 1º lugar do grupo e 2º geral
Libertadores-2022: 18 pontos (6 vitórias), 1º lugar do grupo e geral
Libertadores-2023: 15 pontos (5 vitórias e 1 derrota), 1º lugar do grupo e geral
Libertadores-2024: 14 pontos (4 vitórias e 2 empates), 1º lugar do grupo e 3º geral
Libertadores-2025: 12 pontos (4 vitórias), 1º lugar do grupo e 1º geral*

TOTAL: 24 vitórias, 2 empates e 2 derrotas; 88,1% de aproveitamento

*até o início da quinta rodada, disputada nesta semana

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »