Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ancelotti sofreu nas mãos de Neymar e até foi demitido após 'show' do astro

Pela primeira vez na carreira, Carlo Ancelotti terá a oportunidade de trabalhar com Neymar. Isso, é claro, se o novo técnico da seleção brasileira julgar que o camisa 10 do Santos mereça fazer parte do projeto da Copa do Mundo-2026.

Mas, apesar de jamais ter dividido vestiário com o meia-atacante, o italiano conhece de longa data o maior astro do futebol pentacampeão mundial dos últimos tempos. E já sofreu bastante nas mãos dele.

Ancelotti chegou até mesmo a ser demitido de um dos clubes mais poderosos do mundo por "culpa" de Neymar.

Isso aconteceu em setembro de 2017. Com direito a um gol, uma assistência e uma atuação de gala, o brasileiro liderou o Paris Saint-Germain na vitória por 3 a 0 sobre o Bayern de Munique, time que na época era dirigido pelo italiano, pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

No dia seguinte à derrota no Parc-des-Princes, a diretoria alemã resolveu dispensar os serviços de Ancelotti e contratou um novo técnico (Jupp Heynckes) para a sequência da temporada.

Saldo negativo

A derrota que custou o emprego certamente foi a mais dolorida, mas não foi a única de Ancelotti contra Neymar. Na verdade, o saldo do treinador italiano nos confrontos diretos contra o brasileiro é bem negativo.

Os times dirigidos pelo novo comandante da seleção já cruzaram o caminho das equipes do camisa 10 em dez oportunidades, e Ney saiu vitorioso de campo na metade delas. Houve ainda dois empates e três vitórias de Carletto.

O brasileiro fez três gols e distribuiu seis assistências nesses confrontos contra o técnico que pode levá-lo ao próximo Mundial.

Continua após a publicidade

Se serve como consolo, Ancelotti conseguiu um título contra Neymar, a Copa do Rei de 2014, vencida pelo Real Madrid sobre o Barcelona, e provocou sua eliminação em uma Champions (o mesmo Real tirou o PSG nas oitavas de final de 2021/22).

Vai convocar?

O futuro de Neymar na seleção é uma das grandes questões com as quais Ancelotti terá de lidar no novo cargo.

O já veterano de 33 anos vestiu a camisa canarinho pela última vez em outubro de 2023, justamente na partida em que sofreu a ruptura dos ligamentos do joelho esquerdo que o afastou do futebol por praticamente um ano.

O astro chegou a ser convocado por Dorival Júnior na última Data Fifa, em março, mas acabou cortado da relação final por conta de problemas musculares.

Desde a segunda quinzena de abril, Neymar está novamente fora de ação em virtude de maia uma lesão muscular. A expectativa do Santos é que ele retorne aos gramados na partida contra o Botafogo, dia 1º de junho.

Continua após a publicidade

Vaga na Copa já é em junho

Ancelotti pode chegar à seleção já cumprindo o primeiro objetivo para o qual foi contratado: manter o Brasil como o único país participante de todas as edições de Copa do Mundo já realizadas.

Quarto colocado das eliminatórias da Conmebol, o time canarinho pode sair da próxima Data Fifa com vaga selada para o Mundial que será organizado em parceria por Canadá, Estados Unidos e México.

Só que para a conquista da classificação antecipada, não basta ao Brasil vencer Equador (5 de junho, em Guaiaquil) e Paraguai (10 de junho, na Neo Química Arena, casa do Corinthians). Será preciso também contar com resultados que lhe sejam favoráveis em jogos de outras seleções.

Por enquanto, a única seleção sul-americana já confirmada na Copa é a Argentina, atual campeã mundial e líder das eliminatórias. Irã, Japão, Nova Zelândia e os três países-sedes também estão classificados.

Neymar x Ancelotti

26/10/2013 - Barcelona 2 x 1 Real Madrid (1 gol e 1 assistência) - Campeonato Espanhol
23/03/2014 - Barcelona 4 x 3 Real Madrid (2 assistências) - Campeonato Espanhol
16/04/2014 - Barcelona 1 x 2 Real Madrid - Final da Copa do Rei
25/10/2014 - Barcelona 1 x 3 Real Madrid (1 gol) - Campeonato Espanhol
22/03/2015 - Barcelona 2 x 1 Real Madrid - Campeonato Espanhol
27/09/2017 - PSG 3 x 0 Bayern de Munique (1 gol e 1 assistência) - Liga dos Campeões
24/10/2018 - PSG 2 x 2 Napoli - Liga dos Campeões
06/11/2018 - PSG 1 x 1 Napoli - Liga dos Campeões
15/02/2022 - PSG 1 x 0 Real Madrid (1 assistência) - Liga dos Campeões
09/03/2022 - PSG 1 x 3 Real Madrid (1 assistência) - Liga dos Campeões

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »