Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

7 jogadores brasileiros ameaçados de rebaixamento na Europa nesta temporada

Todo jogador de futebol que se transfere para a Europa sonha construir uma carreira em times grandes por lá, com disputa de títulos, participação na Liga dos Campeões e sem nenhuma preocupação com o fantasma do rebaixamento.

Só que essa trajetória tão desejada nem sempre se torna realidade. E, de repente, mesmo aqueles nomes consagrados, que disputaram Champions ou fizeram parte de convocações da seleção, acabam se envolvendo na luta para não cair à segunda divisão de algum campeonato nacional.

Na reta final da temporada 2024/25, o "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo sete brasileiros que têm como único objetivo para as próximas semanas evitar que suas carreiras ganhem o marco negativo do descenso.

ARTHUR
Meia, 28 anos, Girona (ESP)

Depois de não jogar sequer um minuto na primeira metade da temporada com a Juventus, o ex-meia da seleção achou que estava fazendo um belo negócio ao ser emprestado ao Girona, time que brilhou em 2023/24 e que até disputou a atual edição da Liga dos Campeões. De fato, o brasileiro voltou a ter uma rotina normal de jogador de futebol e já disputou dez partidas pela equipe catalã. Mas, em nenhuma delas, saiu vencedor de campo (seis derrotas e quatro empates). Despencando pela tabela, o Girona tem agora só três pontos de vantagem para o primeiro clube na zona de rebaixamento do Espanhol.

GABRIEL MOSCARDO
Volante, 19 anos, Reims (FRA)

Imagem
Imagem: Divulgação

O garoto revelado pelo Corinthians tem tido uma temporada de estreia na Europa para ser esquecida. Emprestado pelo Paris Saint-Germain ao modesto Reims para ganhar experiência, Moscardo passou o ano praticamente inteiro machucado ou esquecido no banco de reservas, tanto que só disputou oito partidas até o momento. Para piorar, tem visto o Reims sofrer para se manter na primeira divisão. A atual sequência de bons resultados (duas vitórias e um empate) até aliviou um pouco a barra da equipe, mas ainda não o suficiente para assegurar sua permanência na elite -tem cinco pontos a mais do que o primeiro time que estaria rebaixado.

MARCÃO
Zagueiro, 28 anos, Sevilla (ESP)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Alex Grimm/Getty Images

Acostumado a disputar (e até ganhar) competições europeias nas últimas décadas, o Sevilla está encarando uma realidade bem menos glamourosa nesta temporada. Sem vencer há um mês e meio e com apenas um ponto somado dos últimos 18 disputados, o time do ex-zagueiro do Athletico-PR virou candidato a rebaixamento na La Liga. Por enquanto, o Sevilla ainda está "queimando gordura" e tem duas equipes a separando do Las Palmas, que abre o grupo do descenso na Espanha. Mas, se a má fase continuar, a situação de Marcão e seus companheiros pode acabar se tornando dramática.

HERNANI
Meia, 31 anos, Parma (ITA)

Imagem
Imagem: Jonathan Moscrop/Getty Images

Cair para a segunda divisão não é bem uma novidade para o meio-campista revelado no Athletico-PR. Em 2020/21, Hernani fez parte do time do Parma que terminou a Série A italiana na última colocação. Quatro anos se passaram desde então, o brasileiro recusou propostas para voltar à casa (o Corinthians tentou contratá-lo), ajudou sua equipe a retornar para a elite e agora convive novamente com o risco de rebaixamento. Só que a situação do Parma desta vez é um pouco melhor: o time é o 15º colocado no Calcio e, faltando quatro rodadas para o fim da temporada, tem sete pontos de vantagem para o grupo que vai à Série B.

LUCAS PIAZÓN
Meia-atacante, 31 anos, AVS (POR)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Tratado como craque em potencial no início da carreira e candidato a construir uma história de sucesso pela seleção, chegou a ser jogador do Chelsea, rodou bastante pela Europa (defendeu Fulham, Eintracht Frankfurt e Málaga, entre outros) e até teve um retorno ao Brasil para atuar no Botafogo. Já "trintão" e sem ilusões de que irá alcançar o que se esperava dele, Piazón encarou nesta temporada a missão de ajudar o AVS em sua primeira aparição na elite portuguesa. Só que o brasileiro não está cumprindo essa tarefa com primor: ainda não balançou as redes em quase 30 jogos e vê seu time seriamente ameaçado de voltar à segunda divisão -no momento, ocupa o 16º lugar e precisaria jogar uma repescagem para permanecer no campeonato principal.

DOUGLAS AUGUSTO
Volante, 28 anos, Nantes (FRA)

Imagem
Imagem: Divulgação

O ex-jogador do Corinthians tem construído uma carreira relativamente interessante na França, teve participação ativa em sete gols na atual temporada, mesmo não sendo um homem muito ofensivo, e até já recusou uma proposta do Bahia para retornar ao Brasil. Mas, ao contrário de Douglas Augusto, seus companheiros de Nantes têm deixado muito a desejar. O tradicional clube francês raramente vence e chegou à reta final da Ligue 1 ameaçado pelo fantasma do descenso. Com mais três compromissos pela frente, tem quatro pontos de vantagem para o Le Havre, que abre a zona de rebaixamento.

BERNARDO
Zagueiro, 29 anos, Bochum (ALE)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Getty Images

Pouco conhecido no Brasil, o zagueiro já disputou a Premier League inglesa pelo Brighton e algumas edições da Liga dos Campeões com os times da Red Bull (Leipzig e Salzburg). Embora continue jogando em um campeonato nacional expressivo, a Bundesliga, Bernardo não anda muito feliz não. Afinal, seu Bochum só ganhou cinco jogos na temporada inteira, ocupa a lanterna da primeira divisão da Alemanha e corre sério risco de ser rebaixado já neste fim de semana.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »