Inglês: Arsenal empata com Liverpool e se aproxima de vaga na Champions
Colaboração para o UOL
11/05/2025 14h26
Classificação e Jogos
Liverpool e Arsenal empataram por 2 a 2, neste domingo, em confronto pela 36ª rodada do Campeonato Inglês. O duelo aconteceu no Anfield, estádio dos já campeões ingleses deste ano. Os gols foram marcados por Gakpo e Luis Díaz, pelo Liverpool, e Martinelli e Merino, pelo Arsenal.
Com o resultado, o Liverpool, que já garantiu o título antecipadamente, chegou aos 83 pontos. O vice-líder Arsenal atingiu os 68, aumentando para dois pontos de vantagem do Newcastle, terceiro colocado.
Relacionadas
Apesar do empate não ter sido o melhor resultado, um ponto ajuda o Arsenal a se manter bem na briga por vaga na Champions. No Campeonato Inglês, os cinco clubes mais bem qualificados garantem vaga na principal competição de clubes da Europa na próxima temporada.
O Arsenal volta a campo pela Premier League no domingo (18), quando recebe o Newcastle às 12h30 (de Brasília) em briga direta pelo topo da tabela. Já o Liverpool, cumprindo tabela, enfrenta o Brighton, segunda-feira (19), às 16h.
Como foi o jogo
Na primeira etapa, o Liverpool atropelou o Arsenal taticamente, abriu o placar e ampliou sobre o rival. Para dificultar a vida dos Gunners, os donos da casa com Gakpo e Luis Díaz fizeram 2 a 0 nos 45 minutos iniciais em duas falhas defensivas do adversário. Os Reds finalizaram quatro vezes contra o gol de David Raya, enquanto o elenco comandado por Arteta não obrigou nenhuma defesa de Alisson.
O Arsenal buscou o empate e se manteve na briga por vaga na Champions. O elenco comandado por Mikel Arteta se manteve com dois pontos de distância do terceiro colocado, ainda em busca de garantir uma ida direta à fase de grupos do torneio europeu. O Liverpool ainda marcou um tento no final, mas foi anulado por falta cometida no começo do lance.
Gols e destaques
Saka quase abriu o placar em jogada ensaiada. Após cobrança de falta de Odegaard, o camisa 7 do Arsenal ficou sozinho para finalizar, mas acabou chutando para fora.
David Raya fez linda defesa. O Liverpool fez ótima troca de passes para encontrar oportunidade com Salah, que soltou para Luis Díaz. O atacante finalizou de frente para o gol, mas o goleiro espalmou e evitou o tento.
Gakpo fez 1 a 0 em marcação! O atacante apareceu sozinho na grande área e recebeu belo cruzamento de Robertson, aos 19 minutos, para fazer o primeiro dos Reds.
Dois minutos depois, Luis Díaz ampliou! Salah encontrou linda assistência para Szoboszlai e, com a defesa desligada, soltou no meio da grande área ao ponta colombiano, que teve o trabalho de apenas colocar no fundo das redes, aos 21 minutos.
No começo do segundo tempo, Martinelli diminuiu! Trossard cruzou na área e o atacante brasileiro surgiu para cabecear e começar a busca pelo empate do Arsenal, aos 2 minutos da segunda etapa.
Alisson evita possível empate. Com bela defesa, o goleiro brasileiro do Liverpool espalmou chute de Ben White, em bola que tinha direção às redes.
Merino conseguiu o empate! Após finalização forte, Alisson fez ótima defesa e a bola espirrou na trave, para o meia chegar sozinho e concluir a jogada de peixinho, apenas colocando no fundo das redes, aos 26 minutos.
Merino acabou expulso na reta final. O meia já tinha sofrido cartão amarelo e cometeu falta em Szoboszlai na entrada da grande área, tomando a segunda punição.
David Raya fez defesa espetacular! O goleiro espalmou após cabeceio de muito perto. No rebote, Robertson anotou o tento, mas acabou anulado por falta no início do lance.
Ficha técnica
Liverpool 2 x 2 Arsenal
Competição: 36ª rodada do Campeonato Inglês
Local: Anfield - Liverpool, Inglaterra
Data e hora: 11 de maio de 2025, às 12h30 (de Brasília)
Árbitro: Anthony Taylor
Quarto árbitro: Craig Pawson
VAR: Paul Tierney
Gols: Gakpo, aos 19'/1ºT, Luis Díaz, aos 21'/1ºT, Martinelli, aos 2'/2ºT, Merino, aos 26'/2ºT
Amarelos: (Liverpool); Merino, Lewis-Skelly (Arsenal)
Vermelho: Merino (Liverpool)
Liverpool: Alisson; Bradley (Alexander-Arnold), Van Dijk, Konaté e Robertson; Gravenberch, Szoboszlai e Jones (Mac Allister); Salah, Díaz (Diogo Jota) e Gakpo (Darwin Núñez). Técnico: Arne Slot
Arsenal: Raya; Saliba, White (Riccardo Calafiori) e Kiwior; Partey, Merino, Odegaard e Lewis-Skelly; Saka, Trossard (Kieran Tierney) e Martinelli. Técnico: Mikel Arteta